No dia 26 de janeiro de 1927, o Ministro Victor Konder, do Ministério da Viação e Obras Públicas, concedeu autorização à empresa alemã Condor Syndikat, com sede em Berlim, para estabelecer, a título precário e de experiência, o tráfego aéreo por meio de hidroaviões, entre o Rio de Janeiro e a cidade de Rio Grande/RS, com escalas em Santos, Paranaguá, São Francisco e Florianópolis. E, ainda, entre Rio Grande e Porto Alegre, com escalas em Pelotas .
Com a declaração de guerra do Brasil ao Eixo na Segunda Guerra Mundial, assim como inúmeras outras instituições alemãs, italianas e japonesas, seus nomes foram modificados como essa o foi de Sindicato Aéreo do Condor, subsidiária alemã, desmembrada, e criam-se concorrência à Varig, como quando esta e demais empresas alemãs foram nacionalizadas por ocasião da Segunda Guerra Mundial .
Em 1936 o Sindicato Condor estava em primeiro lugar em número de passageiros (15.506) durante este ano.
Em 1936 operavam no Brasil a Varig, Sindicato Condor, Panair do Brasil, Aerolloyd Iguassú, VASP, S.A.Air France, Pan American.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a presença de alemães como nessa empresa denominada de "Syndicato Condor", notemos a presença política de Adolf Hitler e de seu Nazismo, nesse nome alemão. Que prejudicou bastante sua operação no Brasil, frente a Getúlio Vargas. Assim, os brasileiros a frente da companhia como José Ribeiro Dantas e Leopoldino Amorim alteraram sua razão social para Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul.
Antes de por fim acontecer a encampação, procurou-se evitar qualquer ligação com a Alemanha nazista. Nesta época o símbolo da empresa era uma Gaivota, isso antes da eleição do Chanceler Adolf Hitler. Que transformou a Gaivota em Condor- Nazista como propaganda de seu regime político.
Pesquisa Wikipédia, www.aviacaocomercial.net/cruzeiro.htm,