O NOME CARAMURU VEM DE UM PERSONAGEM HISTÓRICO NO BRASIL QUE FICOU CONHECIDO COMO CARAMURU DEPOIS DE TER DISPARADO UMA ARMA DE FOGO EM FRENTE AOS ÍNDIOS
O NOME CARAMURU VEM DE UM PERSONAGEM HISTÓRICO NO BRASIL QUE FICOU CONHECIDO COMO CARAMURU DEPOIS DE TER DISPARADO UMA ARMA DE FOGO EM FRENTE AOS ÍNDIOS
Diogo Álvares Correia foi um náufrago português que passou a vida entre os indígenas da costa do Brasil e que facilitou o contato entre os primeiros viajantes europeus e os povos nativos do Brasil. Recebeu a alcunha de Caramuru pelos Tupinambá. É considerado o fundador do município baiano de Cachoeira .
A Fogos Caramuru é uma fabricante de fogos de artifício brasileira fundada em Jacareí, no interior de São Paulo, e com fábrica na cidade de Santo Antônio do Monte, no estado de Minas Gerais. É uma das indústrias de fogos de artifício mais antigas do Brasil com mais de cem anos de atividade.
A empresa foi fundada em 1915, em Jacareí, na região do Vale do Paraíba, por Antonio Chieffi, imigrante italiano da região de Palermo.
O nome da empresa é uma homenagem a Diogo Álvares Correia, um explorador português que era conhecido como Caramuru, nome em tupi que poderia significar "homem trovão" ou "pau que cospe fogo", visto que na história do náufrago ele supostamente teria disparado para o alto com a sua garrucha para afastar os índios que o cercavam.
Durante algumas décadas foi uma das mais importantes e maiores empresas no ramo de pirotecnia no mundo, sendo a empresa responsável pelo show de fogos na inauguração da Disneylândia, nos Estados Unidos, em 1955. Também foi a responsável pelo primeiro show de fogos no reveíllon da praia de Copacabana, da inauguração da cidade de Brasília em 1960, e da inauguração da Basílica de Nossa Senhora Aparecida em 1980.