A MONARK NO BRASIL INICIOU PRODUZINDO MOTOS
A MONARK NO BRASIL INICIOU PRODUZINDO MOTOS
Em 1927 foi introduzida a linha de motocicletas Monark, com motores SV e OHC blackbourne, de 250cc ou 600cc. Em meados dos anos 30 a Empresa começou a produzir motos, com motores de 98cc. Durante a Segunda Guerra mundial produziu motocicletas para o Exército Sueco, como a da foto, utilizando motores de 4 tempos, 500cc SV Albin. Foram fabricadas na antiga fábrica da Husqvarna, antiga fábrica de bicicletas adquira pela Monark. Depois da guerra a Monark tornou-se a maior fabricante de motocicletas da Suécia.
Mas foi apenas em 1951, mais de 50 anos após a invenção da motocicleta, que o primeiro modelo de duas rodas foi fabricado no Brasil. Trata-se da Monark, fabricada em São Paulo, que ainda usava um motor importado.7 de set. de 20
Em 1927 foi introduzida a linha de motocicletas Monark, com motores SV e OHC blackbourne, de 250cc ou 600cc. Em meados dos anos 30 a Empresa começou a produzir motos, com motores de 98cc. Durante a Segunda Guerra mundial produziu motocicletas para o Exército Sueco, como a da foto, utilizando motores de 4 tempos, 500cc SV Albin. Foram fabricadas na antiga fábrica da Husqvarna, antiga fábrica de bicicletas adquira pela Monark. Depois da guerra a Monark tornou-se a maior fabricante de motocicletas da Suécia.
Em 1948, a Monark instalou-se no bairro de Bela Vista, em São Paulo. De importadora e montadora, a empresa passou a ser fabricante de bicicletas. Foi adquirindo novas áreas, até que em 1951 estabeleceu-se em definitivo na Chácara Santo Antônio, também em São Paulo.
A Monark bateu de frente com a hegemonia da Caloi ao longo de três décadas e chegou a vender mais de 2 milhões de bicicletas em apenas um ano. Nos anos 80, a fabricante brasileira se arriscou no mundo das mobiletes, se tornando um grande objeto de desejo dos jovens. Mas antes de chegarmos à Monareta AV-X, vale contar um pouco da vibrante história da Monark e as características que a fizeram um sucesso.