Apresentado pela primeira vez em 1946, em uma piscina pública de Paris, o biquíni foi criado por Louis Réard, e a primeira mulher a usá-lo foi Micheline Bernardini.
Micheline, dançarina de boates adultas que posava para revistas eventualmente, foi escolhida para usar o biquíni pois nenhuma modelo havia aceitado o convite. Para a época, este era um modelo extremamente ousado. E aparecer em público com uma peça tão pequena, que deixava o umbigo à mostra, era considerado vulgar.
Como Réard sabia que sua invenção era, no mínimo, escandalosa para a época, decidiu estampar o primeiro biquíni com diversos jornais. Afinal, no dia seguinte de seu lançamento, a peça certamente seria manchete nos periódicos ao redor do mundo.
No Brasil, o biquíni deu as caras no final dos anos 1940. A primeira aparição pública da peça aconteceu em 1948, com a modelo Miriam Etz. Gradualmente, o traje de banho foi aparecendo nas praias. Helô Pinheiro, musa inspiradora do clássico “Garota de Ipanema”, também foi uma das primeiras a se render à peça.
Brigite Bardot